domingo, 29 de março de 2020

COVID-19 - ASMA E DPOC ASSOCIADO AO TMI

Sabemos que pessoas com doenças crônicas, sobretudo as que estão sem controle, estão em maior risco! Não por que tem maior propensão a contrair a doença, mas sim quando contraída, possui uma maior taxa de letalidade. Os dados são preocupantes, temos no Brasil cerca de 27 milhões de portadores de DPOC e asma.
No asmático por exemplo, o COVID-19 causa uma infecção viral, como resposta a isso o corpo libera substâncias inflamatórias que levam ao broncoespasmo, fazendo com que haja uma contração dos bronquíolos, causando dispneia. O organismo como um todo responde a esse estímulo aumentando a citocina, agravando o quadro, aumentando assim o índice de letalidade.
Algumas medidas preventivas são importantes nesse momento, tais como:
- Limpeza para eliminação de agentes nocivos, como poeira;
- Distanciamento social par evitar a propagação do corona vírus;
- Umidificação do ar;
- Vacinas, principalmente contra gripe e doenças pulmonares;
- Não suspender medicamentos sem orientação médica;

Dentre as possibilidades de prevenção e tratamento, está o treino muscular inspiratório (TMI).
O diafragma é o principal músculo da inspiração, sendo que sua principal função é gerar volume pulmonar. O TMI fortalece justamente os músculos inspiratórios.
Em doenças como asma e DPOC, o TMI torna-se uma  importante ferramenta de prevenção e tratamento, utilizada também nas pessoas já portadoras do COVID -19 . Recentemente a ACPRC (Association of Chartered Physioterapists in Respiratory Care) lançou uma documento onde o TMI torna-se importante na reabilitação de pacientes graves. Weiner e colaboradores observou que houve uma redução de 86% nas internações após o TMI ser realizado em asmáticos. Em portadores de DPOC, Beckeman e colaboradores concluiram que houve uma redução de internação hospitalar em 29% nesse grupo.
Outro dado importante a ser dito é que, segundo profissionais de Hong Kong, alguns pacientes que se recuperam da doença, apresentam uma diminuição na capacidade pulmonar em 20 a 30%, aparentemente ocorrendo como sequela uma fibrose cística, tornando a fisioterapia respiratória e o TMI uma importante ferramenta de recuperação.
Diante disso, devemos: fazer atividade física durante o isolamento e TMI para manter e fortalecer seu pulmão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...