sexta-feira, 27 de março de 2020

A IMPORTÂNCIA DA OXIMETRIA DURANTE PANDEMIA DE COVID -19

Os primeiros casos desse vírus que está mobilizando o mundo ocorreu na cidade Chinesa de Wuhan. Uma infecção respiratória grave começou-se desenvolver em alguns pacientes, levando ao diagnóstico, após exame em paciente infectado, do Corona Vírus, mais tarde denominado pela Organização Mundial da Saúde, como COVID-19. A rapidez na transmissão da doença, estando presentes em mais de 64 países, tem chocado o mundo.
Estudos tem sido realizados, mais o que se sabe até agora é que o COVID -19 cria uma proteína que confunde o sistema imunológico corporal, replicando-se freneticamente e sem controle, onde o maior dano ocorre nos pulmões.
Os microrganismos penetram na mucosa do pulmão resultando em uma inflamação de difícil cura.
a  hipótese é que ocorre uma obstrução entre o epitélio dos alvéolos e os capilares, fazendo com que as trocas gasosas fiquem ineficientes, causando uma hipoxia.
Por essas razões é de suma importância aferir a saturação de oxigênio, que deve ser maior que 95%.
A frequência cardíaca, também é um importante marcador, o padrão de normalidade gira em torno de 60 a 100 batimentos por minuto. Uma baixa frequência cardíaca, faz com que haja uma diminuição de oxigenação corporal, favorecendo assim a hipóxia.
Segundo recomendação Australiana, oxigenoterapia deve ser realizada em alguns casos:
- Pacientes com presença de dispneia, com saturação abaixo de 94%.
- Pacientes estáveis com saturação maior que 90% em casos de pacientes não gestantes e 92 a 95% no caso de gestantes;
- Adultos já portadores do COVID-19 com insuficiência respiratória aguda, a saturação de oxigênio não deve ser mantida maior que 96%.
De acordo com pesquisas, alguns dados são preocupantes: alguns pacientes podem ter de 20 a 30% de perda função pulmonar após a doença.

Sabemos que a doença se comporta de forma rápida e letal, vamos nos previnir!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...