segunda-feira, 16 de março de 2020

CORONAVÍRUS E ATIVIDADE FÍSICA

Todos sabemos que a atividade física regular é muito importante para o corpo humano como um todo, seja psicologicamente aliviando o stress, diminuindo o peso corporal e melhorando a qualidade de vida, mas você sabia que ela é fundamental importância para seu sistema imunológico?
Ao praticarmos a atividade física, ocorre no organismo uma resposta natural ao "stress físico" que ativará alguns hormônios circulantes, proporcionando uma resposta imune. A graduação dessa resposta imune irá depender a de alguns fatores, tais como:
- Tipo de atividade física;
- Nível de condicionamento;
- Fatores ambientais;

Umas das respostas imunes mais rápidas são as dos leucócitos: Essas células são ativadas por alguns hormônios, por exemplo cortisol e adrenalina. Para que essa mudança seja efetiva, o ideal é que a atividade física seja regular, e também associação a outras estratégias, tais como:
- Controlar  o nível de  stress;
- Alimentação balanceada;
- Sono adequado;
- Vacinação em dia;

Não podemos esquecer de treinar também o principal músculo da inspiração, o diafragma!
Os exercícios respiratórios são utilizados para melhorar a capacidade pulmonar e a função respiratória, fortalecimento do CORE (complexo lombro pélvico quadril), entre outros benefícios.

Por ser uma epidemia relativamente nova, ainda não existem artigos científicos com o COVID -19, segue abaixo um artigo OPINIÃO, publicado no Journal of Sport and Healt Science, mostrando a importância da atividade física durante a epidemia que o mundo vive, que vale a pena ler!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...