segunda-feira, 11 de maio de 2020

PAPEL DA FISIOTERAPIA FRENTE A PANDEMIA

A Fisioterapia, uma ciência milenar.

Desde muito tempo, sabe-se que os homens já buscavam formas de reabilitação e analgesia, mas foi no século XX que começou-se a pensar na reabilitação como forma de integração à sociedade, quando soldados que lutaram nos campos de batalha se feriam.

Somente em 1951, o primeiro curso de Fisioterapia foi criado. Já em 1969, a profissão foi legalizada. Desde lá, vem sendo desenvolvidas técnicas para melhora de qualidade de vida e recuperação dos pacientes.

Durante a pandemia do COVID 19, a profissão vem sendo cada vez mais importante, e  a  área merecidamente reconhecida como veículo importante no pré, pós e durante o acometimento pelo coronavírus.

Já sabemos, apesar do curto período que a doença foi descoberta, que o fisioterapeuta pode atuar em várias frentes:
  • Prevenção: orientando e assistindo pacientes nos exercícios respiratórios e físicos, com o objetivo de manter-se ativo durante a quarentena e prevenção para evitar agravamento de processos patológicos que gerem necessidade de um atendimento mais complexo;
  • Dentro da terapia intensiva: o fisioterapeuta está na linha de frente para cuidados respiratórios, cabe também a ele a assistência a casos mais graves e mobilização precoce do paciente acometido, mesmo sendo essa uma doença nova e com poucas evidências científicas concretas.
  • Período de reabilitação: Sabe-se que a doença promove, em alguns casos, problemas pulmonares que necessitam de cuidado, hora também do Fisioterapeuta atuar com excelência para melhora da capacidade pulmonar, musculatura respiratória e retorno as atividades de vida diária.

Gostaríamos aqui de enaltecer e agradecer o trabalho do Fisioterapeuta, sem eles tudo ficaria mais difícil.
Vamos valorizar os profissionais que estão nos ajudando durante a pandemia! Gratidão!!

Segue artigo que desenvolve alguns dos papéis do Fisioterapeuta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...