quarta-feira, 22 de abril de 2020

OBESIDADE E RESPIRAÇÃO

Temos recebido muitas informações sobre o COVID 19. Algumas informações dão conta que umas das comorbidades que mais atinge os casos fatais é a obesidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 57% dos mortos abaixo de 60 anos eram portadores de obesidade.
Essa doença caracteriza-se por ser crônica, onde há excesso de gordura corporal, infelizmente os portadores dessa patologia  cresce a cada instante no mundo.
O excesso de peso promove alterações corporais e metabólicas importantes: no sistema cardiovascular, metabólico e respiratório.

Mas por que a obesidade afeta tanto nossa respiração?

Segundo Luciana de Costa Melo e outros a função pulmonar adequada depende do funcionamento harmônico das estruturas que compõem o sistema respiratório. Em indivíduos obesos, alterações estruturais da região tóraco-abdominal levam à limitação da mobilidade diafragmática e do movimento costal, ambos essenciais para a mecânica ventilatória adequada. Além disso, o tecido adiposo é um órgão endócrino e parácrino, que produz grande número de citocinas e mediadores bioativos, gerando, em indivíduos obesos, um estado pró-inflamatório, que está associado ao hipodesenvolvimento pulmonar, atopia, responsividade brônquica, risco aumentado de asma e modificações dos fenótipos para essa doença.
O excesso de gordura também causa um aumento do volume ao redor da traqueia, comprimindo a garganta e tornando a respiração mais difícil, principalmente durante o sono.

A prevenção da obesidade pode ser feita da seguinte forma:
  • Controle nutricional da alimentação;
  • Consultar o médico para saber se não há alterações como o hipotireoidismo;
  • Manter uma rotina de exercícios;
  • Controlar o stress.
  • Manter uma rotina de exercícios respiratórios.
Previna-se e tenha qualidade de vida!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...