quinta-feira, 9 de abril de 2020

FRAQUEZA MUSCULAR INSPIRATÓRIA GRAVE

Muito tem-se falado que o novo corona vírus, ou COVID 19, afeta mais significadamente o sistema respiratório, causando uma infecção pulmonar grave podendo levar a sepse. Sabe-se também que o paciente que passou por uma experiência de gravidade da doença, pode apresentar uma fibrose, comprometendo e diminuindo a capacidade pulmonar.
Os aparelhos que fortalecem a musculatura inspiratória podem ajudar no processo de recuperação e reabilitação.
Estudos tem sido realizados, mas a maioria dos hospitais que estão trabalhando na linha de frente para o COVID 19 , tem como protocolo o treinamento muscular inspiratório. Segundo estudos científicos ele diminui o tempo de hospitalização, melhora a condição clínica do paciente em ventilação mecânica, entre outros benefícios.
Você pode se perguntar: mas como o paciente grave, já com fraqueza muscular pode realizar um treinamento adequado?
Existem hoje no mercado opções avançadas de treinamento, como os aparelhos da Série K (linha  Powerbreathe Digital - KH2), onde o treinamento ocorre de forma isocinética, com ajustes de carga que vão de 3 a 200 CmH2O, tornando-o mais efetivo e eficiente.
Na linha mecânica há no mercado um aparelho indicado justamente para pacientes bem debilitados ou em ventilação mecânica, o PowerBreathe Medic Plus. O curioso dele é que a carga inicia-se bem baixa, em 3 CmH2O, justamente para pacientes bem debilitados. 
O aparelho possui um espaçador que se adapta facilmente a filtros e traqueostomia. 
Como prescrever o treinamento?
Primeiro devemos avaliar a musculatura inspiratória do paciente, realizada por um aparelho da Série K (KH2) ou um manovacuômetro. Após isso prescrevemos o treinamento, geralmente essa prescrição é de, no mínimo, 30% da PImáx avaliada.
Abaixo seguem modelos adequados a uso hospitalar e tabela de evolução de carga.


POWERBREATHE MEDIC PLUS






Treine a musculatura inspiratória e comprove os resultados!


POWERBREATHE KH2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...