segunda-feira, 27 de maio de 2019

Higiene Brônquica

Você sabe o que é Higiene Brônquica e para que serve?

A higiene brônquica é composta por uma série de manobras fisioterapêuticas que promovem a melhora da ventilação e oxigenação pulmonar.
Nessa época do ano, as alterações climáticas e os ambientes muito fechados propiciam o aparecimento de doenças respiratórias, que muitas vezes, causam o acúmulo de secreções (catarro), aumentando a resistência ao fluxo aéreo, dificultando as trocas gasosas e fadigando o músculo respiratório.
 Os recursos da fisioterapia respiratória compõem um grupo de técnicas de exercícios específicos que visam a prevenção no intuito de evitar complicações causado pelo excesso de secreções, melhorando as condições respiratórias.
Entre as manobras utilizadas, temos: drenagem postural, percussões pulmonares, vibro compressão, etc...Outro recurso importante para diminuição da secreção pulmonar é  a Terapia por Oscilação oral de alta frequência, na qual utilizamos o shaker. Você sabe como funciona?
O shaker é um incentivador respiratório, que através de uma expiração gera pressão positiva oscilante. O fluxo de ar expirado eleva a esfera metálica fazendo vibrar o interior do aparelho, essa vibração se transmite para o pulmão, mobilizando as secreções e facilitando a expectoração.

Cuide-se nesse outono e inverno!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...