quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Treino Muscular Inspiratório Durante a Hemodiálise

Importante estudo realizado pela Universidade de Pernambuco, publicado no Journal Of Physiotherapy avaliou os efeitos do Treinamento Muscular Inspiratório em pacientes durante a hemodiálise.
Esse estudo foi realizado com 24 pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.
Foram criados 2 grupos: os que realizaram o treino muscular inspiratório duas vezes ao dia com a carga de 50% de força muscular inspiratória e outro grupo que realizou o treino muscular inspiratório com carga de 5cmH 2 O, durante 8 semanas. Após isso foram medidos a força muscular inspiratória, espessura e mobilidade do diafragma, volumes regionais da parede torácica e capacidade funcional através de exames específicos.
Observou-se ao final um aumento da força muscular inspiratória e expiratória nos dois grupos. A distribuição de volume alterada também foi observada com capacidade inspiratória significadamente aumentada no compartimento pulmonar do primeiro grupo comparado ao segundo grupo.
Esse estudo nos mostra como é importante o TMI no caso de pacientes que realizam a hemodiálise.
Sabemos que o doente renal crônico pode apresentar algumas alterações como a desnutrição, causando assim uma perda muscular importante ocasionando também problemas respiratórios graves.
O benefícios do TMI são infinitos e geram qualidade de vida!!










#TMI
#TREINOMUSCULARINSPIRATORIO
#HEMODIALISE
#TMINAHEMODIALISE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREINAMENTO RESPIRATÓRIO E ASMA

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há cerca 235 milhões de asmáticos no mundo. Trata-se de uma doença que crônica que causa inf...